quinta-feira, 22 de março de 2018

VIII Encontro Diocesano de alunos de EMRC da diocese de Portalegre - Castelo Branco



"A opção pela disciplina rasga caminhos para a Vida"



As “portas da cidade” de Portalegre abriram-se para acolher dezenas de professores e várias centenas de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, no VIII Encontro Diocesano de Alunos de EMRC, do 9º ano e ensino secundário, da diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Trata-se de uma atividade que consta no Plano Anual de Atividades do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, tendo sido escolhido como tema do Encontro deste ano: “Histórias de jovens para jovens”.
 Durante a manhã e após o acolhimento, onde os professores de EMRC de Portalegre e a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre deram as boas-vindas a todos os presentes, seguiu-se, por sugestão dos alunos do 12º ano da Escola Secundária Mouzinho da Silveira – Portalegre, a integração dos presentes (alunos e professores) em grupos, onde foi possível conhecer e conviver com outros colegas visitando alguns locais e museus significativos da cidade, nomeadamente o Mosteiro de S. Bernardo – actual escola da GNR – as instalações da Caritas diocesana, o edifício dos Paços do Concelho ou os Museus - da Tapeçaria e a Casa-Museu José Régio, com destaque para a visita à Sé, onde o Sr Bispo da Diocese, Dom Antonino Dias, acolheu e cumprimentou os 25 grupos de alunos. 
Após o almoço partilhado, no Mercado municipal, tipo “piquenicão”, onde não faltou a música nem uma aula de zumba, o Sr Bispo falando aos presentes, deu-lhes a conhecer um pouco da história da Diocese, referiu que a diocese de Portalegre-Castelo Branco é uma Diocese desertificada e envelhecida e agradeceu o trabalho dos professores bem como a opção de muitos jovens pela inscrição na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, “é para rasgar caminhos para a vida”.
Seguiu-se, em palco a atuação de bandas de música compostas por alunos e momentos de dança com muita animação.

Ao longo do dia verificou-se muita alegria, interação, partilha de experiências e convívio entre os alunos das várias escolas ou agrupamentos de escolas que marcaram presença.

Colaborador Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário