quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Escola João Roiz promove Encontro Intergeracional
















No passado dia 24 de Outubro de 2012, cerca de 3 dezenas de alunos, mais de meia centena de idosos e alguns encarregados de educação encontraram-se nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, para partilhar experiências, saberes e valores do passado e do presente.
A partir da interrogação “O que é a crise?” despoletaram-se vivências cujo sentido delineou enormes lições de vida, para ambas as gerações. O ambiente de cumplicidade e o grau de envolvimento mantidos permitiram desvelar aspetos de uma imensa riqueza humana e espiritual, que noutro ambiente não teria sido possível desocultar.
Esta atividade insere-se numa parceria que perdura há 4 anos e que tem gerado muito bem-estar e qualidade de vida, facilitando a descoberta de um verdadeiro potencial de promoção humana, sentido do Outro, respeito, dignidade e solidariedade.
A dinamização do encontro foi da responsabilidade da ilustre Dr.ª Maria João Ataíde, que no ano letivo anterior nos encantou com o tema “Resiliência: podemos ser felizes na adversidade?”, na sequência do qual surgiu a sugestão do tema do presente encontro. Por sua vez, a organização esteve a cargo da parceria entre o “Espaço de Envolvimento de Pais e Encarregados de Educação” (EPEE), o Clube de Voluntariado (SolRoiz), o Gabinete de Serviço Social, a Biblioteca Escolar, a Disciplina de Ed. Moral e Religiosa Católica (EMRC), o Diretor de Turma do 6.ºE e respetivos alunos da EBI João Roiz. 
Recorrendo à recomendação da dinamizadora deste encontro sobre a importância de educar para a responsabilidade e para o “cuidar do Outro”, somos todos responsáveis por aquilo que cativamos, como afirmava Exupéry. A Escola João Roiz propõe-se continuar a abraçar este desafio, em união com toda a comunidade educativa. 



Sem comentários:

Enviar um comentário