segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um olhar sobre a Disciplina de EMRC

Entrevista ao Diretor do Agrupamento de Escolas da Sertã.  

Nos dias 13 e 14 de Abril realizou-se, no Porto, o II Encontro Nacional de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Secundário. Uma iniciativa na qual participaram centenas de jovens e que teve como lema: “Família – Porto de Abrigo”. Através dos momentos de convívio e do percurso no rio Douro (Porto-Régua), todos os alunos foram convidados a Navegar com a EMRC e a fazer da vida uma aventura ancorada em valores humanos significativos. A nossa diocese fez-se representar, com a participação de um grupo de trinta jovens – 4 da Escola Secundária Nuno Alvares em Castelo Branco e os restantes da Escola Secundária da Sertã.

No grupo, inseriu-se um acompanhante especial: O Professor Alfredo Bernardo Serra - Diretor do Agrupamento de Escolas da Sertã.

Quisemos falar com Ele, saber o que o fez participar e o que pensa da Disciplina. Foi assim que, de forma muito amável, respondeu às nossas interrogações:  



A.I. - Na qualidade de Diretor de uma escola que importância atribui à Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na formação humana?

Professor Alfredo: A Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica é fundamental para a formação humana dos jovens, mas sobretudo considero que é uma Disciplina crucial por ser um excelente veículo, um contexto extraordinário que proporciona aos jovens uma formação do caráter, pela vertente que tem de possibilitar um questionamento, que é sempre tão característico da adolescência e da juventude e por ser uma Disciplina que permite uma abertura e um enriquecimento moral e cultural na formação dos jovens.



A.I. Nessa mesma qualidade de Diretor, como vê o contributo de um Professor de Educação Moral e Religiosa Católica para o desafio Educativo da Escola?

Professor Alfredo: Olha… eu entendo que o professor de EMRC, por todas as razões, é sempre um professor diferente. Diferente, não propriamente pela disciplina que leciona, mas pela formação que ele próprio aporta e isto faz a diferença.

Enquanto professor, no colégio dos professores, eu entendo que é sua obrigação moral e profissional assumir-se como um galvanizador da discussão positiva, na identificação e na tipificação de valores para a formação dos jovens.


G.D: Nós temos conhecimento que a Escola da Sertã tem muitos alunos inscritos nesta Disciplina. Que fatores contribuem para tal?

Professor Alfredo: A Escola da Sertã é uma escola muito grande. O Agrupamento da Sertã tem 1719 alunos no dia de hoje. No Ensino Secundário temos 400 alunos, no 3.º ciclo temos outros 400 alunos; no 1.º ciclo, só na Sertã são quase 500 alunos. É natural que a Educação Moral e Religiosa Católica tenha uma taxa de alunos bastante elevada. No entanto, os números só por si não dizem nada, o que nós temos de sublinhar, de relevar aqui nesta leitura que estamos a fazer é que a adesão de alunos à Disciplina de EMRC resulta de um trabalho feito pelas famílias, um trabalho feito a nível de paróquia e de um trabalho feito, principalmente, no contexto escolar, pelos próprios professores da Disciplina.

Também não podemos esquecer que os amigos trazem amigos e isto é importante.



M.I. - Quantos professores de Educação Moral tem a Escola da Sertã?

Professor Alfredo: Temos, neste momento, três professores e mais um. O que quero eu dizer com isto? Temos dois professores com um horário completo, mais uma senhora professora praticamente a lecionar o primeiro ciclo e temos mais uma outra senhora professora de EMRC que tem também algumas horas na EMRC, acumulando com as funções de coordenação de estabelecimento.



M.I. - Por que decidiu participar neste Encontro?

Professor Alfredo: Por duas razões, a primeira pela oportunidade de poder acompanhar os alunos da escola da Sertã, nesta aventura; e a segunda pela oportunidade de poder fazer esta viagem de subida do Douro.



M.I. - Qual a sua opinião acerca da forma como está a decorrer esta aventura?

Professor Alfredo: Extraordinária. Está a correr muito bem, com um extraordinário e excelente clima de sorriso.



A.M. - A nível pessoal, e perante os problemas sociais da atualidade, qual a mais valia da Disciplina de EMRC para o conjunto da sociedade?

Professor Alfredo: Eu acredito em muitas coisas na vida e uma das minhas crenças é esta: uma sociedade só se constrói no sentido da justiça e da equidade para a felicidade. Esta construção só se consegue com construtores que sejam portadores de um caráter positivo, de um caráter são. O que é um caráter são? É um caráter bem formado. Formado nos valores que nós defendemos, os valores de um humanismo cristão.



A.M. - O que diria a um aluno ou até a um Encarregado de Educação que estivesse indeciso acerca desta opção pela disciplina?

Professor Alfredo: Dir-lhe-ia uma coisa apenas: experimente! Não tem nada a perder! Antes pelo contrário… e depois no final conversamos.



A.M. - E o que diria a outros Diretores, professores ou responsáveis pela tarefa educativa acerca da importância desta disciplina?

Professor Alfredo: Direi… deixar-lhes-ei esta mensagem: abram as portas e deixem que aconteça a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.



A.I. – Muito Obrigada pela disponibilidade em responder às nossas questões



Os alunos da Escola Secundária Nuno Álvares:
Ana Isabel Salvado
Ana Madalena Mateus
Gonçalo Dias

Micael Inês

Sem comentários:

Enviar um comentário