segunda-feira, 15 de julho de 2019

Dia do Arciprestado da Sertã - “Todos, Tudo e Sempre em Missão”



Neste domingo, 14 de Julho de 2019, realizou-se o “Dia do Arciprestado da Sertã”. Este Arciprestado abrange todas as Paróquias dos concelhos da Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei. Como se tem feito nos últimos anos, voltamo-nos a encontrar. Desta vez foi no Seminário das Missões de Cernache do  Bonjardim. Mais de mil pessoas estiveram presentes. Quase todos os padres e diáconos estiveram presentes. D. Antonino Dias participou e presidiu à Eucaristia.
O acolhimento iniciou às 10 horas. Fez-se uma oração durante quinze minutos. A partir das 10,45 horas os sacerdotes atenderam em confissão os que quiseram, debaixo das sombras das árvores, enquanto os diáconos permanentes orientaram a Adoração ao Santíssimo.
Ao meio dia deu-se início à celebração solene da Eucaristia. Porque estamos a viver o Ano Missionário, a Missão foi o tema do dia e desta celebração. O lema era: “Todos, Tudo e Sempre em Missão”.  D. Antonino ressaltou a necessidade dos jovens atenderem ao apelo do Papa Francisco, de saírem dos sofás e fazerem ruído testemunhando a sua fé. A Missão leva-nos a sermos próximos dos outros, como o bom samaritano. Nós não somos “cristãos e missionários”, somos “cristãos missionários”, só temos uma tarefa: sermos cristãos!
Depois dum almoço partilhado, pelas 15 horas ouvimos o testemunho do padre Farias, Missionário da Boa Nova, vindo de Cucujães; da irmã Emília, das Franciscanas Missionárias de Maria, vinda de Vila de Rei; e do padre Luís Bairrada, do Preciosíssimo Sangue, vindo de Proença-a-Nova. O primeiro sublinhou que ser padre ou irmã consagrada é ser pai e mãe. Só dão bons padres e boas religiosas aqueles  que têm vocação para serem pais. É urgente a missão. A irmã falou do seu serviço com toxicodependentes como sendo de proximidade com quem precisa. O último sublinhou que o Missionário é generoso e disponível, nunca diz não aos apelos missionários.
Às 16 horas deu-se início a um concerto musical com o grupo “Discípulos de Fátima”, provenientes da Paróquia de Fátima. Usam tons modernos e populares para falarem de Deus, de Jesus e de Maria. Encantaram os participantes neste Dia do Arciprestado. Pelas 17,30 deu-se por encerrada esta actividade arciprestal.

Sem comentários:

Enviar um comentário