quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Ano da Vida Consagrada

Uma saudação amiga.
O Santo Padre, o Papa Francisco, convidou toda a Igreja a viver um “Ano da Vida Consagrada”. Terá início no pf dia 30 de novembro, primeiro Domingo do Advento, e estender-se-á até ao dia 2 de fevereiro de 2016.
Partindo do Magistério do Papa Francisco, “Alegrai-vos” é o título da Carta Circular que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica dedica a todos os consagrados e consagradas e, mais amplamente, a toda a Igreja. À partida este ano tem três grandes objectivos: Fazer memória agradecida do passado; abraçar o futuro com esperança; viver o presente com paixão. É, por isso, um tempo rico e adequado para fazermos memória e alimentarmos a esperança como dimensão profética e própria da vida cristã.
E é o próprio Papa Francisco quem, ajudando, levanta algumas interrogações que, seguramente, ajudarão a viver este ano: Há alegria! Mas, onde nasce a alegria? […]  Deus espera por ti, procura-te: o que lhe respondes? […] Como posso ser livre? […] Queremos  jovens  coerentes?  Sejamos nós  coerentes!  […]  Por  assim  dizer, « acomodei-me » na minha vida cristã, na minha vida sacerdotal, na minha vida religiosa, e até na minha vida de comunidade, ou conservo a força da inquietação por Deus, pela sua Palavra, que me leva a « sair » e ir rumo aos outros? (Carta Alegrai-vos, nº 12).
A nossa Diocese, a conjugar esforços com os Sacerdotes, sempre contou com a vocação e o trabalho dos Consagrados e Consagradas. Quantas vidas, quantas situações, quantos trabalhos não teriam nascido ou teriam morrido precocemente se não tivesse sido o trabalho  apaixonado, a maior parte das vezes extremamente discreto, dos Consagrados e Consagradas?!
O próximo ano será, pois, um tempo para rezar, reflectir, pensar, recuperar … propor a Vida Consagrada! Será um ano para, conjuntamente, a celebrarmos com dom de Deus à sua Igreja!
Venho, neste sentido, pedir a colaboração de todos os Sacerdotes e de todos os Consagrados e Consagradas para os seguintes aspectos: o anúncio e valorização deste “Ano da Vida Consagrada” nas nossas Comunidades; a valorização comunitária do dia 30 de novembro como início do “Ano da Vida Consagrada”; a promoção (em Comunidade e/ou em articulação com o Secretariado das Vocações e/ou com as Comunidades Religiosas e de Vida Consagrada) de encontros e actividades que possam sublinhar e revelar o essencial desta vocação na Igreja; a oração (preces na Oração Universal, Vigílias de Oração, celebração dos Jubileus) pela Vida Consagrada; a visita aos Mosteiros ou Casas Religiosas da nossa Diocese; a promoção do conhecimento e do contacto com os diversos carismas de Vida Consagrada; a organização de “um dia com” as Comunidades … !
«Ao chamar-vos, Deus diz-vos: “És importante para mim, Eu amo-te; conto contigo”. Jesus diz isto a cada um de nós! Daqui nasce a alegria! A alegria do momento no qual Jesus olhou para mim. Compreender e sentir isto é o segredo da nossa alegria. Sentir-se amado por Deus, sentir que, para Ele, nós não somos números, mas pessoas; e sentir que é Ele que nos chama» (Carta Alegrai-vos, nº 4).
Onde existe missão existe, também e sempre, vocação. E o nosso campo de trabalho é vasto. Deus chama.
 Na alegria do serviço em Igreja 
Seminário de Portalegre, 13 de novembro de 2014

Emanuel Matos Silva, p.


Sem comentários:

Enviar um comentário